Diante de um baixo crescimento da economia, ou seja, uma crise econômica. Muitas empresas se veem diante de duas alternativas básicas: CORTAR CUSTOS ou AUMENTAR SUA RECEITA.
Cortar custos. Muitas empresas que se deparam com uma queda na demanda reagem empregando diversos métodos de corte de custos - por exemplo, dispensando parte do pessoal ou tentando arrancar mais concessões dos fornecedores. É claro que isso leva o próprio fornecedor a cortar custos, demitir parte dos empregados e arrancar concessões de seus respectivos fornecedores, o que acaba produzindo um efeito cascata com os cortes iniciais das maiores empresas levando a mais cortes ao longo de toda a cadeia de abastecimento. É uma situação que só piora. E, embora os preços caiam junto com os custos, o consumidor hesita em gastar - porque passa a esperar ganhar mais, aguardando que os preços caiam ainda mais.
Rever a estratégia. Faz muito mais sentido que as empresas revejam suas estratégias em vez de fazer cortes de custos motivadas pelo pânico. Algumas enxergam nas crises uma oportunidade que não se pode desperdiçar. Em períodos normais, é difícil para uma empresa roubar mercado de outras, porque todas estão robustas e financiadas. Mas muitas entram em crise nos períodos difíceis: não conseguem empréstimos ou o custo do credito aumenta; perdem alguns dos melhores empregados; ficam com estoques inflados; e assim por diante.
Essa é a época em que aquelas que possuem caixa suficiente podem se expandir sem gastar muito; especificamente, contratando novos talentos, abastecendo seus estoques a PREÇOS MAIS BAIXOS e talvez ATÉ COMPRANDO CONCORRENTES.
Faça da crise seu MELHOR MOMENTO. Pare de enxergar só dificuldades e passe a ver OPORTUNIDADES. Esse ano, quando muitos lojistas de tecidos cancelaram suas compras por medo do novo governo. Nós, da Linda Textil, compramos como nunca e estamos com nosso estoque abastecido. E fechamos muitos novos projetos para 2023, que ainda não podemos falar aqui, mas logo logo vocês saberão de tudo. Muitos estavam em recessão e nós estávamos em crescimento.
Que Deus abençoe o ano novo de vocês. Que 2023 seja uma ano de prosperidade e favor na vida de cada um. Muito obrigada.
Post inspirado no livro: 8 estratégias de marketing para crescer.
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